Vendas de veículos foram prejudicadas por bloqueios, diz Anfavea
Entre 6 mil e 9 mil unidades deixaram de ser comercializadas no último dia de outubro, segundo estimativas da entidade
atualizado
Compartilhar notícia
As manifestações que bloquearam estradas e rodovias em todo o país, lideradas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que contestam o resultado das eleições, prejudicaram as vendas de veículos no último dia de outubro. A avaliação é do presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, que apresentou o balanço do setor, em entrevista coletiva na terça-feira (8/11).
Segundo Leite, historicamente o último dia do mês concentra o maior volume de vendas. Ele projeta que, por causa dos bloqueios, de 6 mil a 9 mil unidades deixaram de ser vendidas em 31 de outubro.
“Entregamos 9 mil unidades no último dia [de outubro]. Fazendo uma comparação com outros últimos dias de cada mês, eram sempre em torno de 14 mil, 15 mil unidades vendidas. Algumas fábricas não produziram em sua normalidade. Faltaram insumos”, afirmou o presidente da Anfavea. No último dia útil de setembro, por exemplo, 17 mil unidades haviam sido vendidas.
Ainda de acordo com Leite, se não fossem considerados o dia 31 e o feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10), outubro teria registrado uma alta de 2,3% nas vendas diárias em relação a setembro. O resultado final foi uma queda: de 9,2 mil para 9 mil veículos vendidos por dia, em média.
Produção de veículos
Segundo os dados divulgados pela Anfavea, a produção de veículos em outubro avançou 15,1% na comparação com o mesmo período do ano passado – de 179 mil unidades para 206 mil. Em relação ao mês anterior, no entanto, houve recuo de 0,8%.
No acumulado de 2022 de janeiro a outubro, o crescimento foi de 7,1%, com mais de 1,9 milhão de unidades produzidas neste ano.
Considerando apenas a produção de automóveis, outubro registrou alta de 21,8% na comparação com o mesmo período de 2021, com 164,7 mil unidades. Na comparação com setembro deste ano, a expansão foi de 5,1%.
Vendas
Na comparação entre outubro de 2022 e outubro de 2021, houve alta de 11,4% nas vendas de veículos. No período, 180,9 mil veículos foram emplacados, ante 162,3 mil no mesmo período do ano passado.
Em relação a setembro deste ano, com 194 mil unidades, as vendas caíram 6,7%.