metropoles.com

Vendas da indústria se recuperam e superam período pré-pandemia, diz CNI

Novo balanço da Confederação Nacional da Indústria traz notícias animadoras. Setor voltou a contratar, mas não reverteu a perda de empregos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Governo do Espírito Santo/Divulgação
robos_industriais-economia-circular
1 de 1 robos_industriais-economia-circular - Foto: Governo do Espírito Santo/Divulgação

O setor industrial voltou a contratar e fatura mais do que antes da pandemia do coronavírus. Indicadores divulgados nesta terça-feira (6/10) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que em agosto o faturamento real ultrapassou o patamar do início do ano e também o do mesmo mês de 2019.

O faturamento, segundo a CNI, acumula um crescimento de 2,3% em agosto e de 37,8% desde maio. Já o emprego industrial registrou seu primeiro mês de crescimento em 2020: 1,9%.

O número chama atenção num momento em que o desemprego geral bate recordes. Entre a terceira e a quarta semana de agosto, o número de desempregados aumentou em mais de 1 milhão no Brasil e o total de desocupados chegou a 13,7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa subiu de 13,2% para 14,3%, a maior desde o início do levantamento, quando era de 10,5%.

Na comparação com agosto de 2019, porém, verifica-se uma queda de 2,9% no emprego industrial.

Pandemia teve efeitos

De acordo com o informativo, na comparação com agosto de 2019, o faturamento real da indústria cresceu 3,6%. Mas, como houve forte queda na atividade em março e abril, no acumulado do ano esse faturamento está 3,9% abaixo do registrado no mesmo período de 2019.

As horas trabalhadas também não alcançaram o nível pré-pandemia. Apesar de um aumento de 2,9% em agosto na comparação com julho deste ano, com relação a agosto de 2019, há uma redução de 3,3%, e, no acumulado do ano, na comparação com igual período de 2019, a queda é de 8,2%.

As medidas de redução de salários e jornadas para ajudar as empresas a manter empregos durante a pandemia têm um forte impacto na massa salarial, que é a soma de todos os salários pagos aos trabalhadores. Em relação a agosto de 2019, esse indicador recuou 5%. Apesar disso, há uma retomada. Houve 4,5% de crescimento em agosto, na comparação com julho.

Outro indicador, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria de transformação traz números melhores. Aos 78,1%, a UCI está 0,8 pontos percentuais (p.p.) abaixo do percentual de fevereiro deste ano e 0,6 p.p. acima do apurado em agosto de 2019.

Veja um detalhamento gráfico dos números da CNI referentes a agosto e divulgados agora, em outubro:

4 imagens
CNI representa o setor industrial
Série vem desde 2014
Dados foram divulgados em 6 de outubro
1 de 4

Série vem desde 2014

CNI/Divulgação
2 de 4

CNI representa o setor industrial

CNI/Divulgação
3 de 4

Série vem desde 2014

CNI/Divulgação
4 de 4

Dados foram divulgados em 6 de outubro

CNI/Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?