Veja a íntegra da apresentação da reforma da Previdência
De acordo com a equipe econômica, caso seja aprovada, a reforma vai gerar contenção de R$ 1 trilhão em 10 anos
atualizado
Compartilhar notícia
A apresentação utilizada pela equipe econômica, liderada pelo ministro Paulo Guedes, foi divulgada na manhã desta quarta-feira (20/2). Entre as alterações, há aumento na alíquota da contribuição previdenciária de servidores que recebem o teto, que passará dos atuais 11% para 22%.
Confira a apresentação com as novas regras e o impacto de cada uma:
Nova Previdência by on Scribd
Apresentação
O Secretário de Previdência, Leonardo Rolim, disse que o principal desafio da reforma é demográfico, um fator que, nas suas palavras, afeta profundamente a Previdência nos dias de hoje.
“O Brasil está envelhecendo mais rápido que a maior parcela dos países. Com o nosso sistema, quem contribui hoje paga a aposentadoria do futuro. Mas, com o aumento da expectativa de vida e a redução do número de filhos por mulher, fica insustentável”, descreve.
Entram também na mira da reforma os servidores públicos e as Forças Armadas. “As regras do servidor público são mais benevolentes. Isso vai mudar. Quem tem mais benefícios terá de pagar mais”, explica.
Para ele, será preciso fazer uma transição rápida na Previdência. “O número de aposentados, em 30 anos, vai triplicar. Já o de potenciais contribuintes irá diminuir. Isso faz o sistema ficar inviável”, pondera. De acordo com a equipe econômica, caso seja aprovada, a reforma vai gerar contenção de R$ 1 trilhão em 10 anos.
Presidente
Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi ao Congresso Nacional, onde entregou pessoalmente aos parlamentares o texto da reforma da Previdência. Acompanhado de ministros e apoiadores, o chefe do Executivo seguiu direto até o gabinete da Presidência da Câmara.
Recebido por Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidentes da Câmara e do Senado, respectivamente, Bolsonaro saiu sem dar declaração pública a respeito do tema. Ele entregou o texto no gabinete de Maia e, apesar de haver um púlpito montado na saída do gabinete da Presidência da Câmara, o chefe do Executivo não deu coletiva de imprensa. Sua visita durou menos de meia hora.