metropoles.com

União recomenda a governadores que aumentem impostos e privatizações

Documento foi divulgado nesta quarta-feira (16/1) pelo Ministério da Economia. Para o Tesouro, essa é a forma de melhorar as finanças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acieg/Divulgação
foto colorida de calculadora
1 de 1 foto colorida de calculadora - Foto: Acieg/Divulgação

Nesta quarta-feira (16/1), o Ministério da Economia divulgou um documento batizado de Guia para o Governador, elaborado pelo Tesouro Nacional. Nele, a pasta recomenda aos estados em crise financeira aumentar impostos e privatizar estatais. Para o novo governo, essa é uma “forma de melhorar os indicadores financeiros”.

Entre as federações brasileiras que passam por problemas estão Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia e Santa Catarina. Para melhorar os indicadores desses estados, o Tesouro recomenda ainda a suspensão de novas contratações, redução de incentivos fiscais e até a desvinculação de receitas (quando um imposto arrecadado precisa ser usado para uma despesa específica).

O documento ainda afirma que estados como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás, que já pediram para fazer parte do programa de recuperação fiscal, assim como o Rio de Janeiro, não estão aptos para aderir ao regime.

Ainda de acordo com dados do Tesouro, os estados brasileiros acumulam uma dívida de R$ 908 bilhões. Além disso, 14 deles apresentam comprometimento de suas receitas com despesas de pessoal acima de 60%, que é o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?