metropoles.com

União estuda vetar reajustes salariais aos servidores públicos em 2020

Comissão Mista de Orçamento aprovou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
1 de 1 - Foto: José Cruz/Agência Brasil

A União deve vetar o reajustes salariais aos servidores públicos em 2020, afirma o secretário de gestão e desempenho pessoal do Ministério da Economia, Wagner Lenhart. A recomendação técnica, segundo ele, é que “não haja reajustes no ano que vem por falta de recursos”. As informações são de O Dia.

O Congresso Nacional deu um passo que abre caminho para a concessão de reajustes salariais ao funcionalismo federal em 2020. A Comissão Mista de Orçamento aprovou o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, incluindo no parecer a possibilidade de aumentos.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já tratou do assunto. Em junho, o economista disse, na Câmara dos Deputados, que os governos anteriores contrataram servidores públicos em excesso e promoveram reajustes salariais “ferozmente”. Ele não mencionou, no entanto, por quanto tempo a realização de concursos ficará suspensa.

O texto aprovado ainda precisa ser apreciado pelo Plenário do Congresso. Mas, mesmo que o Parlamento dê o sinal verde, a indicação de técnicos do governo Jair Bolsonaro (PSL) é negativa para a medida. Wagner Lenhart afirmou que não há espaço orçamentário para aumento de despesas com a folha salarial.

“Uma coisa é ter a previsão, outra coisa é ter a disponibilidade para isso. Em especial, porque a gente tem o compromisso de cumprir a meta e o teto. Então, mesmo que haja previsão, ainda assim a medida fica dependendo da nossa capacidade de suportar isso com a arrecadação que teremos no ano que vem”, disse à reportagem.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?