Turismo lidera avanço do consumo por 15 meses seguidos
Análise preparada pelo setor de dados do Itaú Unibanco aponta que a cultura vem em segundo lugar, seguida por transportes e alimentação
atualizado
Compartilhar notícia
O setor de turismo lidera avanço do consumo no Brasil há cinco trimestres consecutivos, o equivalente a 15 meses. Entre junho e setembro deste ano, o segmento cresceu 85% em relação ao mesmo período do ano passado. Na sequência, entre as principais áreas que apresentaram avanços, vêm a cultura (56%), a locomoção e o transporte (47%), a alimentação (46%) e a educação (45%).
Essas informações fazem parte da Análise do Comportamento de Consumo, relatório que traz um panorama dos gastos dos brasileiros a cada trimestre do ano. A estimativa é feita com base nas compras com cartões do Itaú Unibanco, tanto de crédito como de débito, e nas vendas realizadas nos sistemas da Rede, empresa de meios de pagamentos da instituição financeira.
O relatório destaca que os cruzeiros marítimos apresentam forte crescimento entre julho e setembro, embora não tenham alcançado os patamares pré-pandêmicos. A quantidade de operações nesse tipo de viagem avançou 428% no último trimestre, e o valor transacionado, 322%, ambos na comparação com o mesmo período de 2021. Foram destaque destinos como Estados Unidos (28%), Reino Unido (25%) e França (7%).
O Brasil, aponta o documento, retornou ao roteiro das turnês de artistas internacionais, o que, ao lado de shows nacionais, vem movimentando o setor. Os gastos com a compra de ingressos para apresentações e festivais cresceram 939% no último trimestre (na comparação com o ano anterior), com um aumento de 552% na quantidade de transações.
O estudo aponta ainda que o Rock in Rio 2022, realizado em setembro, movimentou não apenas o mercado da música, mas o consumo como um todo na capital fluminense. Durante os dias do festival, a quantidade de transações realizadas na cidade cresceu 32%, em contraste com os dias do evento em 2019, a última edição realizada antes da pandemia.