Trabalhadores domésticos poderão fazer o saque emergencial do FGTS
A categoria está entre os brasileiros que poderão sacar os R$ 500 por conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
atualizado
Compartilhar notícia
Os trabalhadores domésticos com carteira assinada estão entre os brasileiros que poderão fazer o saque emergencial por conta vinculada ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), segundo o jornal Extra. São pouco mais de 2 milhões de empregados registrados, de acordo com dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).
“Se a doméstica teve mais de um emprego com carteira assinada, ela pode ter mais de uma conta de FGTS e poderá sacar até mais de R$ 500, já que o limite é por conta vinculada, ativa ou inativa”, explicou o presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador, Mario Avelino, à publicação.
Desde 2015, os trabalhadores domésticos figuram entre as profissões cujo recolhimento da contribuição é obrigatório: em outubro daquele ano, entrou em vigor a chamada Lei das Domésticas, que deu direitos trabalhistas à categoria. No entanto, segundo o Pnad, cerca de 4,2 milhões de funcionários domésticos não têm carteira assinada.
Os saques vão iniciar em 13 de setembro. Para consultar o saldo, basta entrar no site da Caixa Econômica Federal.