metropoles.com

Testes não sinalizam apoio a sistema de pagamentos pelo WhatsApp, diz BC

Banco Central informou que a opção está sendo analisada conforme os procedimentos e prazos padrão usados em outros pleitos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
divulgação
WhatsApp Pay
1 de 1 WhatsApp Pay - Foto: divulgação

O Banco Central (BC) informou nesta segunda-feira (3/8) que os testes realizados com a plataforma WhatsApp Pay (WAP) não fazem parte do processo de análise para operar a solução de pagamentos.

Lançado no Brasil em 15 de junho, o WhatsApp Pay permite a realização de pagamentos pela própria conversa no aplicativo de mensagens. No entanto, o BC resolveu suspender a operação, que passa agora por uma análise prévia, ao alegar que temia danos à concorrência.

Em nota, o BC informou que a opção está sendo analisada conforme os procedimentos e prazos padrão usados em outros pleitos – e nada tem a ver com os testes realizados.

“Os testes não fazem parte do processo formal de análise do pedido das empresas para operar a referida solução de pagamentos”, informou a autarquia.

“Esses testes não podem envolver a realização de qualquer transação real com usuários e não podem movimentar valores reais em qualquer montante”, prosseguiu.

No caso da Visa, um dos instituidores dos arranjos de pagamento responsáveis pela solução de pagamento do WAP, o BC disse ter informado à empresa que não há impedimento para a realização dos testes solicitados.

Ainda não houve manifestação sobre questionamentos feitos pela Mastercard, o que deverá acontecer nos próximos dias, segundo o BC, seguindo a mesma racionalidade de pedidos de mesmo teor.

O BC afirmou também que pretende concluir essa análise o mais rápido possível. O objetivo, ressaltou, é “recepcionar os novos participantes no sistema de pagamentos, com a devida segurança quanto à saudável competição e à segurança de dados dos usuários”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?