metropoles.com

Tesouro Direto lança simulador de investimentos

A campanha “Transformação pelo conhecimento” é voltada para educação financeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
Desemprego cai para 12,6% no 3º trimestre
1 de 1 Desemprego cai para 12,6% no 3º trimestre - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Tesouro Direto lança, nesta segunda-feira (18/9), uma campanha focada em educação financeira e vai disponibilizar um simulador para quem deseja investir em títulos públicos por meio do programa. A ferramenta vai permitir que todos façam simulações e descubram o rendimento que obterão a partir de uma aplicação mensal, ou ainda qual é o aporte necessário para obter o retorno desejado. A campanha inclui a abertura de 8 mil vagas no curso sobre o Tesouro Direto, metade delas ainda neste mês.

A campanha “Transformação pelo conhecimento” visa “difundir o conhecimento para que o investidor possa tomar uma decisão racional e independente com base em seu perfil, desejos e possibilidades”, afirma o Tesouro Nacional em nota.

O simulador estará disponível no site do programa Tesouro Direto a partir de quinta-feira, (21/9). Para quem não sabe em qual título investir, a ferramenta vai indicar o melhor papel para aplicar com base em poucas perguntas. Escolhido o título, o investidor poderá fazer dois tipos de simulação: fixando os aportes mensais para descobrir quanto receberá no fim de um certo período, ou traçando a meta de quanto gostaria de resgatar em determinado momento do futuro para saber o valor que precisa aplicar mês a mês até chegar lá.

Além de realizar simulações com depósitos mensais, a ferramenta também permite fazer o cálculo com aporte único ou com uma combinação de aporte inicial e parcelas mensais regulares. Ao final, o investidor poderá comparar a projeção de desempenho do título que escolheu com as principais alternativas de aplicação em renda fixa disponíveis no mercado — poupança, CDB, LCI/LCA e Fundo DI. A simulação traz a rentabilidade bruta e líquida do investimento, já descontados impostos e taxas. O investidor também terá a liberdade de personalizar o cenário, alterando os parâmetros e refazendo os cálculos.

Já no caso do curso, as inscrições para as primeiras 4 mil vagas estão abertas a partir desta segunda-feira. Oferecido pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), o curso é gratuito, on-line e conta com três módulos — básico, intermediário e avançado. Outras 2 mil vagas serão abertas em outubro e mais 2 mil em novembro.

Segundo o Tesouro Nacional, a campanha representa mais um marco na trajetória de melhorias do programa Tesouro Direto. Um primeiro conjunto de mudanças ocorreu em março de 2015, com a simplificação dos nomes dos títulos, a modernização do site e a implementação da liquidez diária. O segundo conjunto de aperfeiçoamentos veio em dezembro do ano passado e trouxe, entre outras novidades, a ampliação do horário de resgates das aplicações e o lançamento do aplicativo oficial do programa.

“Desde o início das mudanças, o estoque do Tesouro Direto saltou de R$ 15,9 bilhões em fevereiro de 2015 para R$ 47,3 bilhões em julho deste ano, enquanto o número de investidores cadastrados mais do que triplicou e hoje supera 1,5 milhão de pessoas”, destaca o órgão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?