“Tem mais inflação, mas tem mais arrecadação também”, afirma Guedes
Ministro da Economia usou o dado para argumentar que os “fundamentos econômicos estão melhorando” e chamou de “negacionistas” seus críticos
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que a arrecadação da União no mês passado, com o total de impostos, contribuições e demais receitas federais, “explodiu”. O resultado será divulgado nesta semana. Em tom de comemoração, o chefe da pasta admitiu que “tem mais inflação”, porém, em compensação, “tem mais arrecadação também”.
O ministro usou a informação para argumentar que os “fundamentos econômicos estão melhorando” e chamou de “negacionistas” seus críticos. “Brasil vai desmentir a previsão dos pessimistas. Não vamos celebrar o colapso da economia brasileira agora”, afirmou.
Guedes participou de uma live com os 300 maiores empresários do varejo brasileiro de 2021, nesta segunda-feira (23/8). Na ocasião, defendeu que, para a economia avançar “mais” no Brasil, é preciso que sejam aprovadas as reformas estruturantes, como a administrativa e a tributária – ambas em discussão no Congresso.
Mais cedo, ele também atribuiu à antecipação do clima eleitoral o atraso das pautas econômicas. De acordo com o ministro, a tensão política causa impacto no Congresso e, por consequência, no mercado financeiro. As pesquisas indicam o favoritismo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) diante do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em 2022.
Inflação
Pressionada pela crise hídrica, que elevou as contas de energia elétrica, a inflação oficial do país acelerou no último mês para 0,96% e acumula alta de 8,99% no ano, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A meta do Banco Central (BC)para a inflação em 2021 é 3,75%, mas, pela regra vigente, será considerada cumprida se o indicador alcançar de 2,25% a 5,25%. Isso significa que o governo federal está cada vez mais longe do resultado perseguido.
Para Guedes, entretanto, há uma meta pessoal. O ministro diz que considera “dentro do jogo” se a inflação estiver entre 7% e 8%. “A inflação sobe um pouco, todo mundo [fala em] descontrole. Não é descontrole, a inflação está subindo no mundo inteiro”, disse.
“A inflação americana vai ser 7% neste ano, a nossa ser 7%, 8%, estamos dentro do jogo”, estimou o ministro.