metropoles.com

Taxas de juros mantêm viés de alta após primeira semana de Bolsonaro

Mercado espera a divulgação da taxa de inflação de dezembro e da ata do banco central norte-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Posse do presidente eleito Jair Bolsonaro em Brasília – Brasília(DF), 01/01/2019
1 de 1 Posse do presidente eleito Jair Bolsonaro em Brasília – Brasília(DF), 01/01/2019 - Foto: null

Os juros futuros alternaram os sinais nos primeiros negócios desta segunda-feira (7/1), mas depois passaram a exibir um viés de alta, se descolando da leve baixa predominante do dólar ante o real. No ambiente interno, os primeiros passos do governo de Jair Bolsonaro seguem no foco do investidor em semana de IPCA de dezembro de 2018 (a ser divulgado na sexta-feira) e a ata do Federal Reserve (quarta-feira).

Na renda fixa, na sexta-feira, dia 4, os juros futuros terminaram com viés de alta em praticamente toda a curva a termo Mesmo após o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ter dito que seria “inaceitável” o aumento de impostos para compensar a ampliação de incentivos fiscais para o Norte e Nordeste, um decreto publicado no sábado para regulamentar a questão deixa brecha para que isso ocorra ainda neste ano.

No radar seguem ainda o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Economia, Paulo Guedes, que participam da cerimônia de posse dos novos presidentes do Banco do Brasil, Rubem Novaes; do BNDES, Joaquim Levy; e da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Nesta manhã, a Focus divulgou que economistas do mercado financeiro mantiveram a previsão para o IPCA – o índice oficial de preços – de 2018 e 2019. A mediana para o IPCA este ano seguiu com alta de 3,69%. A projeção para o IPCA em 2020 seguiu em 4,00%. No caso de 2021, a expectativa permaneceu em 3,75%. A mediana das previsões para a Selic este ano passou de 7,13% para 7,00% ao ano. Já a projeção para a Selic no fim de 2020 seguiu em 8,00%.

Às 10h03,o contrato de DI mais negociado, para janeiro de 2023, oscilava perto da estabilidade, com viés de alta em 8,43%, de 8,40% no ajuste de sexta-feira. No câmbio, o dólar à vista caía 0,23%, aos R$ 3,7095. O dólar futuro para fevereiro recuava 0,17%, aos R$ 3,7150.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?