Taxa de desocupação fica em 12,5%; Brasil tem 13,2 mi de desempregados
O número de brasileiros sem uma posição no mercado de trabalho variou 4,4%, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad)
atualizado
Compartilhar notícia
A taxa de desemprego aumentou meio ponto percentual entre fevereiro e abril deste ano, se comparada à observada nos três meses anteriores. Ao todo, são 13,2 milhões de brasileiros sem uma ocupação no país. As informações são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta sexta-feira (31/05/2019).
O número de brasileiros desocupados variou 4,4%. Com isso, 552 mil pessoas ficaram sem emprego no último trimestre. A taxa da população com vaga no mercado de trabalho ficou estável: são 92,4 milhões.
Os dados, no entanto, apresentam uma queda de 0,4 ponto percentual na comparação com o mesmo período de 2018. Ou seja, entre fevereiro e abril do ano passado, eram 12,9% de desempregados.
Entre as pessoas que deixaram de procurar emprego, o número também cresceu em relação ao trimestre anterior: 4,3%. Atualmente, são 4,9 milhões de brasileiros.
De acordo com a Pnad, o rendimento médio do trabalhador ficou estável em ambas as comparações, com o último trimestre e com o período que compreende os meses de fevereiro e abril de 2018. O valor ficou em R$ 2.295.