metropoles.com

Tabela de frete: governo, caminhoneiros e transportadores terão acordo

Impasse sobre a suspensão de resolução da ANTT, que estabelecia o piso mínimo para o transporte rodoviário de cargas, está perto do fim

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alberto Ruy/MInfra
Ministério-da-Infraestrutura
1 de 1 Ministério-da-Infraestrutura - Foto: Alberto Ruy/MInfra

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, reuniu-se nesta terça (23/07/2019) e quarta-feira (24/07/2019  com representantes dos transportadores rodoviários de cargas, caminhoneiros autônomos e embarcadores. O objetivo foi ouvir as reivindicações do setor e buscar consenso sobre a Resolução nº 5.849/2019, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que estabeleceu as regras gerais, a metodologia e os coeficientes para cálculo do frete de cargas no país.

Foi estabelecido que um acordo definirá o valor estabelecido para o frete a partir da tabela desenvolvida pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e será assinado entre as três partes. Para isso, 30 representantes do setor participarão de reuniões, na próxima semana, para determinar o percentual para cada uma das 11 categorias de carga. A expectativa do Ministério é que o acordo seja assinado até o final da próxima semana.

“A grande vantagem é que o acordo gera o engajamento de todas as partes. A partir desse momento, estabeleceremos um patamar de valor que efetivamente vai ser praticado”, afirmou o ministro. “Desse modo, a gente começa a criar uma cultura de negociação e de solução de mercado para uma remuneração justa. Estou extremamente otimista e satisfeito com os resultados obtidos hoje”, concluiu.

Os encontros e a resolução do tema corroboram uma política de fortalecimento do diálogo estabelecido pelo Ministério da Infraestrutura com as entidades representativas.

Diálogo aberto
“O governo Bolsonaro vem mantendo o diálogo aberto, escutando todos os envolvidos nessa problemática e entendendo que há pleitos justos e possíveis. É por isso que temos conseguido estabelecer um consenso”, destacou Freitas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?