SPC: um a cada quatro economizou no Natal para pagar IPTU e IPVA
Pesquisa feita por SPC e CNDL revelou que 21% das pessoas ainda guardaram ao menos parte do 13º salário para pagar essas despesas
atualizado
Compartilhar notícia
Um a cada quatro (26%) brasileiros precisou economizar nas festas e com as compras de fim de ano para conseguir pagar despesas sazonais deste início de ano, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e material escolar.
A pesquisa foi publicada nesta quarta-feira (08/01/2020) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
De acordo com o levantamento, outros 21% guardaram ao menos parte do 13º salário para honrar os compromissos, ao passo que 17% disseram ter montado uma reserva ao longo de todo o ano passado para cobrir os gastos no futuro.
Outra descoberta é de que 14% passaram a fazer algum bico para acumular uma renda extra.
Planejamento
A pesquisa mostra que 22% dos entrevistados não fizeram qualquer planejamento para pagar esses compromissos em 2020.
A economista-chefe do SPC Brasil explica que o recomendável é que o consumidor já tenha traçado, no fim do ano passado, um planejamento das despesas sazonais.
“Mas quem ainda não teve tempo ou nem pensou nisso precisa agilizar a organização para não passar sufoco e manter a disciplina para que as prestações não desajustem o orçamento”, ponderou.
Apenas 11% dos consumidores brasileiros têm condições de pagar as despesas sazonais deste período.
Metodologia
Foram entrevistadas 813 pessoas de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.