metropoles.com

“Sistema tributário é dispendioso e nefasto”, diz relator da reforma no Senado

Senador Roberto Rocha (PSDB-MA) critica atual formato de tributação no país e defende que reforma é “urgente e trabalhosa”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Roberto Rocha
1 de 1 Roberto Rocha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O relator da PEC da reforma tributária no Senado Federal, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), voltou a defender, nesta segunda-feira (16/8), um novo modelo de tributação no país. Rocha afirmou que o atual formato de taxação é “complexo, confuso, dispendioso e nefasto”.

O senador, que presidiu sessão para debater a matéria na Casa, classificou como “urgente e trabalhosa” a reformulação do modelo de arrecadação de impostos nacional. O tucano defende que o novo formato simplifique a relação entre o brasileiro e a tributação.

“Estou convencido de que não há nenhuma matéria mais importante para combater a pobreza do que um projeto que gere renda, promova o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), e que estimule o desenvolvimento e o crescimento econômico”, enfatizou.

Rocha espera que um novo modelo de taxação seja capaz de “beneficiar os mais pobres desse Brasil”. “Não há nenhum sistema mais perverso do que o brasileiro. Mais da metade da base tributária está na base de consumo. Paga muito quem menos tem”, criticou.

Debates e tramitação

A sessão destinada ao debate da matéria é o primeira de quatro encontros entre senadores e especialistas da área para discutir o melhor texto a ser apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Há, atualmente, dois tramitando em paralelo no Congresso Nacional: a PEC 45/2019, da Câmara dos Deputados, e a PEC 110/2019, apresentada no Senado – ambas focam na extinção de tributos sobre bens e serviços. Existe, ainda, uma terceira proposta, de autoria do Executivo, que cria a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS).

O debate desta segunda conta com a presença dos seguintes especialistas: Luiz Carlos Hauly, consultor tributário e idealizador do Destrava Brasil; Melina Rocha, diretora de Cursos na Universidade York, no Canadá; Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCiF); Carlos Ari Sundfeld, presidente da Sociedade Brasileira de Direito Público e professor titular da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?