Setor de serviços cresce 0,7% em agosto, diz IBGE
Esse é o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado de 3,3% nos últimos quatro meses
atualizado
Compartilhar notícia
Em agosto, o volume de serviços no país cresceu 0,7% após avançar 1,3% no mês anterior, apontam os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta sexta-feira (14/10).
Esse é o quarto resultado positivo consecutivo, com ganho acumulado, nos quatro meses, de 3,3%.
A última vez que uma sequência de taxas positivas como essa havia ocorrido foi de abril a agosto do ano passado, quando houve cinco meses no campo positivo. Com o resultado de agosto, o setor opera 10,1% acima do nível pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020.
Além disso, o percentual fica apenas 0,9% abaixo do maior patamar da série histórica, alcançado em novembro de 2014.
De acordo com o relatório do IBGE, três das cinco atividades pesquisadas acompanharam o resultado positivo do índice geral. Os destaques foram de “outros serviços” (6,7%) – compreende as informações de produção, bens e serviços consumidos, emprego, entre outros aspectos – e “informação e comunicação” (0,6%).
Os serviços prestados às famílias (1%) cresceram pelo sexto mês consecutivo, período em que acumularam ganho de 10,7%. Apesar disso, o setor ainda está 4,8% abaixo do patamar pré-pandemia.