metropoles.com

Servidores da Receita fazem greve em protesto contra PEC Emergencial

Fenafisco alega que Proposta de Emenda Constitucional prejudica arrecadação tributária e o combate à sonegação fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL
Receita-Federal_-Pirataria_050
1 de 1 Receita-Federal_-Pirataria_050 - Foto: TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

Servidores da Receita Federal anunciaram que vão paralisar suas atividades entre esta terça-feira (9/3) e quarta-feira (10/3) em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Emergencial, a qual retira uma das fontes de financiamento do Fisco. Nesta tarde, a Federação nacional do Fisco (Fenafisco) divulgou uma nota apoiando a greve dos servidores. A entidade defende que a alteração no texto prejudica arrecadação tributária e o combate à sonegação fiscal.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco), a mobilização afetará todas as atividades do setor.

“Na aduana, serão excepcionalizadas cargas vivas, perecíveis, medicamentos, todos os insumos e equipamentos relacionados ao combate à pandemia. Não haverá alteração na ala de passageiros”, afirmou em nota.

A PEC Emergencial aprovada no Senado altera a autorização para vincular receitas para a realização de atividades da administração tributária. Na prática, de acordo com o sindicato, isso terá efeitos como o fechamento de delegacias, controle da alfândega nas fronteiras, portos e aeroportos, entre outros.

O Fenafisco vai além e diz que na urgência pela aprovação de uma nova rodada do auxílio emergencial, fundamental para milhões de brasileiros que voltaram a viver em regime de pobreza e miséria, o governo ataca fortemente as administrações tributárias.

“O texto da PEC Emergencial pune e esfacela a estrutura tributária brasileira, que tem atuado com êxito, seguindo a legislação e combatendo a sonegação. Além do baque nos órgãos, as mudanças propostas favorecem sonegadores, que atentam contra a nação a cada transação espúria”, afirma.

Impacto negativo

“Isso deve impactar negativamente as receitas tributárias do governo federal, dos 27 estados e dos 5.570 municípios. A mobilização dos servidores da Receita Federal chama atenção para a relevância do tema”, complementa a instituição.

O Fenafisco ainda deixa um recado para o Congresso: “A Câmara dos Deputados tem a possibilidade de reverter, nesta quarta-feira (10/3), o trecho da PEC Emergencial que exclui a regra constitucional que permite a vinculação de receita de impostos para a realização de atividades das administrações tributárias nas três esferas do poder público. Na prática, a medida prejudica perigosamente a oferta de serviços à população e dificulta a atuação do Fisco”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?