metropoles.com

Semana de negociação: bancos dão descontos de até 92% em dívidas

Sete instituições participam de campanha que começa nesta segunda-feira. Agências terão horários estendidos até as 20h

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A campanha Semana de Negociação e Orientação Financeira oferece, desta segunda (02/12/2019) até a sexta-feira (06/12/2019), condições especiais para que consumidores quitem as dívidas com sete instituições financeiras.

Os descontos chegam a 90% sobre os valores devidos. Participam da ação o Itaú Unibanco, Banco do Brasil, Santander, Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banrisul. A ação é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e o Banco Central.

Os horários e as agências participantes podem ser consultadas pelo site da Febraban. As unidades que aderiram à campanha terão o horário de funcionamento estendido até as 20h.

Confira as condições para cada banco:

Banco do Brasil: descontos de até 92%, com prazos de pagamento que podem chegar a 120 meses e até 180 dias de carência. A instituição oferece ainda taxas de juros até 14% menores para as operações de renegociação. É preciso ter dívidas em atraso de mais de 30 dias para participar. Participarão 57 agências em todo o país.

Caixa Econômica Federal: até 90% de desconto em débitos com mais de um ano de atraso. Para dívidas com mais de 90 dias de atraso, serão oferecidas taxas a partir de 1,99%. As condições de pagamento são parcelamentos em até seis vez, com carência de até 30 dias para iniciar o pagamento.

Santander: os descontos chegam a 90% do valor da dívida para atrasos acima de 60 dias. Clientes com inadimplências de até 60 dias terão reduções de até 20%.

Banrisul: a instituição informou que serão oferecidos taxas e prazos diferenciados, sem precisar os percentuais. Para pagamentos à vista das dívidas, haverá ainda uma possibilidade de desconto. Três agências em Porto Alegre recebem a ação.

Bradesco: os parâmetros também não foram divulgados pela instituição. Os prazos e as taxas serão determinados de acordo com o perfil do cliente.

Itaú Unibanco: serão oferecidos descontos de até 90%, com taxas a partir de 1,99% para os débitos com atrasos superiores a 90 dias. O início do pagamento terá carência de até 30 dias e será possível parcelar o valor negociado em até seis vezes.

Antes de fechar acordo

Especialistas recomendam que, antes de fechar acordo com o credor, o consumidor faça os cálculos de quanto a família recebe e gasta em um mês. Dessa maneira, é possível aber quanto está disponível no orçamento para o pagamento da dívida.

É importante também organizar uma planilha de gastos futuros, já que a renegociação, geralmente, gera parcelas. Em caso de mais de um débito, priorize o pagamento daquele cuja taxa de juros é mais elevada. Procure logo por um acordo, nessa situação.

Os consumidores podem ainda optar por acordo com números menores de parcelas. Especialistas afirmam que o alongamento da dívida pode torná-la ainda maior.

Apesar de campanhas como a que começa nessa segunda serem facilitadores, não é preciso esperar que esses feirões aconteçam. Quem tem dívida pode procurar diretamente os bancos. Muitas instituições financeiras negociam os débitos durante todo o ano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?