metropoles.com

Secretário de Guedes prevê inflação de 5,1% em 2021, no limite da meta

Atualmente, no acumulado do ano, o IPCA, que regula a inflação no país, está em 6,76%. Sachsida reconhece: “Tem um problema”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agencia Senado
Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica
1 de 1 Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica - Foto: Marcos Oliveira/Agencia Senado

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, previu nesta sexta-feira (4/6) que o país terminará o ano “com a inflação dentro da meta”, em 5,1%, mas que as piores altas nos preços acontecerão neste e no próximo mês.

Atualmente, no acumulado do ano, o Índice de Preços do Consumidor Amplo (IPCA), que regula a inflação no país, subiu para 6,76%. O centro da meta, no entanto, é de 3,75%, podendo variar entre 2,25% e 5,25%.

“Confio que o Banco Central vai continuar fazendo seu excelente trabalho. Vamos terminar o ano com inflação dentro da meta, com 5,1%. Sabemos que tem um problema e estamos acompanhando isso. Inflação vai rodar junho e julho em valores elevados”, disse Sachsida durante webinar de Crescimento Econômico de Curto e Longo Prazo.

Ele alertou  ainda que, “se o governo começar a gastar mais, teremos mais inflação”, diante do impacto fiscal causado pela pandemia da Covid-19.

Para controlar o aumento de preços, o Banco Central elevou a taxa Selic em sua última decisão. O indicador oficial de juros ficou em 3,5% ao ano. Para conter essa alta, o secretário argumentou que o único jeito é por meio das reformas administrativa e tributária e do processo de consolidação fiscal, através da política de desestatizações.

“O ano de 2021 é o ano das privatizações e concessões no Brasil. Podem guardar minhas palavras. São 117 ativos com leilões agendados para 2021 e vem aí o leilão do 5G também”, ponderou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?