metropoles.com

Saiba o que é o circuit breaker e veja quando foi acionado

A medida é tomada somente em momentos atípicos de mercado, como de forte queda de preços, baseada na oscilação do Ibovespa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Com o avanço do novo coronavírus e a crise no barril do petróleo, a Bolsa de Valores brasileira abriu esta segunda-feira (09/03) com uma queda acentuada superior a 10% e precisou acionar o circuit breaker. Com essa medida, as negociações na bolsa são interrompidas temporariamente e não é possível realizar compras ou vendas de ativos.

“É uma forma de o próprio mercado trazer um equilíbrio para as posições de compra e venda, além de reduzir e proteger o mercado de volatilidade”, explica o economista Ciro de Almeida, sócio da G2W Investimentos.

O acionamento do circuit breaker é feito em três estágios, obedecendo a percentuais de desvalorização do Ibovespa. São eles:

  1. Quando o Ibovespa desvalorizar 10% em relação ao valor de fechamento do dia anterior, a negociação é interrompida por 30 minutos;
  2. Reabertas as negociações, caso o Ibovespa atinja oscilação negativa de 15% em relação ao valor de fechamento do dia anterior, a negociação é novamente interrompida, agora por uma hora;
  3. Reabertas as negociações, se a variação do Ibovespa tiver queda de 20% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, é realizado a suspensão determinada pela B3.

Para as próximas horas, o mercado espera uma forte volatilidade, que deve perdurar ainda ao longo de toda a semana. “A gente continua com bastante cautela, vendo o mercado com prudência. Existe uma expectativa de alguma ação da Rússia e mesmo de um posicionamento dos Estados Unidos“, complementa Ciro.

Histórico
O último circuit breaker foi acionado em 18 de maio de 2017, no chamado “Joesley Day“, quando foi revelado um áudio envolvendo o ex-presidente Michel Temer (MDB) e o executivo da JBS Joesley Batista. Na ocasião, a bolsa brasileira fechou o dia com uma oscilação negativa de 8,8% na pontuação.

Antes disso, o Ibovespa teve uma série de paralisações em 2008, ano da crise do subprime nos Estados Unidos, que disseminou pelo restante do mundo.

Em outubro de 2008, o pregão chegou a ser interrompido por quatro vezes durante meia hora e por uma vez durante uma hora.

As vezes seguintes que o circuit breaker foi acionado ocorreram na década de 1990. Em 14 de janeiro de 1999; na crise da Rússia, em 1998; e 1997, quando as negociações foram interrompidas por mais de duas vezes no ano.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?