Saiba como agendar ou remarcar perícia médica no INSS
Usuário deve reservar o serviço pelo Meu INSS, por aplicativo ou pelo telefone 135. Somente são atendidas pessoas com horário marcado
atualizado
Compartilhar notícia
As perícias médicas estão sendo retomadas gradualmente nas agências do INSS. Porém, somente segurados que agendaram a consulta pelo Meu INSS ou pelo telefone 135 estão sendo atendidos.
Os usuários encontraram várias dificuldades quando houve a reabertura das agências. Por isso, o INSS oferece agora a possibilidade de remarcação de perícia médica agendada e não realizada.
Mais de 1,5 milhão de processos estão na fila do INSS. De acordo com o último dado disponível, 794 mil desse total aguardavam perícia médica em agosto. Vale ressaltar que as perícias são necessárias para garantir que os trabalhadores recebam o auxílio, retornem ao trabalho ou tenham direito à aposentadoria.
O INSS afirmou que também está em processo de contratação de mais uma central de atendimento para que seja otimizado o serviço pelo telefone 135. Segundo o próprio INSS, a capacidade de atendimento pelo canal será elevada em 30%.
Existem 3 opções para realizar o agendamento:
- pelo site Meu INSS
- pelo aplicativo Meu INSS
- pelo telefone 135
O INSS ressalta que o reagendamento foi incluído no aplicativo Meu INSS no último fim de semana. Por isso, é necessário atualizá-lo na loja de aplicativos do aparelho celular.
Caminho para o agendamento
- Acesse o Meu INSS (página ou aplicativo)
- Faça o login e clique na opção “Agendar perícia”
- Escolha entre as opções “Perícia inicial”, “Perícia de prorrogação” e “Remarcar perícia” (reagendamento) e clique em selecionar
- Siga os passos seguintes e faça o agendamento
É importante acompanhar o pedido para não deixar passar o seu horário. Além disso, é possível verificar quais agências estão abertas e realizando perícias pelo site covid.inss.gov.br/.
Se optar pelo telefone 135, é só selecionar a opção “Falar com o atendente” e escolher o modelo de agendamento de perícia que se deseja.