metropoles.com

Safra de 2022 atingirá recorde de 263,4 milhões de toneladas, diz IBGE

Instituto estima que maior nível de produção será atingido durante o mês de julho. Índice terá alta de 4% em relação ao contingente de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jonas Oliveira/ANPr
Colheita de soja. Foto Jonas Oliveira/ANPr
1 de 1 Colheita de soja. Foto Jonas Oliveira/ANPr - Foto: Jonas Oliveira/ANPr

A produção agrícola de cereais, leguminosas e oleaginosas estimada para 2022 deve atingir, no mês de julho, a safra recorde de 263,4 milhões de toneladas, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (11/8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O índice representa alta de 4% em relação ao mesmo período de 2021. Ou seja, em números absolutos, 10,2 milhões de toneladas acima do contingente do ano passado (253,2 milhões de toneladas). A soma significa um número 0,8% acima da estimativa anterior, feita em junho, quando eram esperados 2 milhões de toneladas.

De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo IBGE, haverá um crescimento de 6,4% na área a ser colhida, em comparação com 2021, ou seja, um aumento de 73 milhões de hectares.

Os alimentos mais representativos no grupo — arroz, milho e soja — somados representam 91,4% da estimativa da produção e respondem por 87,1% da área a ser colhida.

Frente a 2021, houve acréscimo de 9,7% na área do milho (7,7% na primeira safra e 10,4% na segunda). Também é esperado que a produção nacional de milho alcance um novo recorde este ano.

Também houve aumento de 18,1% na do algodão herbáceo, de 4,6% na da soja e de 8,6% na do trigo. Por outro lado, houve queda de 2,7% na área do arroz.

Mato Grosso lidera como o maior produtor nacional de grãos, (30,6%), seguido por Paraná (13,4%), Goiás (10,5%) e Rio Grande do Sul (9,7%).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?