metropoles.com

Rui Costa: governo fará “ajustes necessários” para cumprir o arcabouço

Para o ministro Rui Costa, “quem apostar contra o Brasil vai perder”. Ele frisou que o presidente Lula fará os “ajustes necessários”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Presidente Lula e Rui Costa - Metrópoles
1 de 1 Presidente Lula e Rui Costa - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta quarta-feira (30/10), que o governo federal fará os “ajustes necessários” para cumprir o arcabouço fiscal. A fala ocorre em meio à intensificação da pressão por corte dos gastos públicos.

O arcabouço fiscal, também chamado de Marco Fiscal, é a nova regra para as contas públicas que substituiu o teto de gastos. Ou seja, é a nova forma de controle do endividamento público brasileiro.

No X, o chefe da Casa Civil escreveu que “quem apostar contra o Brasil vai perder”.

Costa garantiu que “o presidente @LulaOficial vai fazer os ajustes necessários para manter o crescimento do país, assegurar investimentos e cumprir o arcabouço fiscal, enquadrando as despesas dentro das regras da meta fiscal”.

Expectativa para a revisão de gastos

Nesta semana, o mercado financeiro entrou em alvoroço ante à possibilidade de apresentação das medidas, com o dólar ultrapassando a marca dos R$ 5,76 — maior valor em mais de três anos.

O anúncio das medidas havia sido prometido para ser feito após o segundo turno das eleições municipais, realizado no último domingo (27/10). No entanto, nessa terça-feira (29/10), o ministro Fernando Haddad disse que não há uma data prevista.

“Não tem uma data. Ele [Lula] que vai definir. Está avançando a conversa. Estamos falando muito com o [Ministério do] Planejamento também”, disse. “Estamos fazendo as contas para ele [Lula] para fazer uma coisa ajustadinha”, completou.

Em viagem oficial na cidade de Washington, nos Estados Unidos (EUA), Haddad defendeu, na última quarta-feira (23/10), que o fortalecimento do arcabouço fiscal “é o remédio mais adequado para o momento” atual do país.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?