metropoles.com

Ritmo de queda da produção e do emprego na indústria diminui

Nível de utilização da capacidade instalada ficou estável em 63% em janeiro, 5% abaixo da média para o mês entre 2011 e 2016

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DAVID ALVES/PALÁCIO PIRATINI
PIB-Industria-Fabrica
1 de 1 PIB-Industria-Fabrica - Foto: DAVID ALVES/PALÁCIO PIRATINI

O ritmo de queda na produção e no emprego em janeiro diminuiu em relação a dezembro. Isso representa sinais de melhora para a indústria brasileira. O índice de crescimento da produção aumentou 3,5 pontos frente ao mês anterior e alcançou 44,2 pontos em janeiro. O número de empregados atingiu 46 pontos, 1,3 ponto a mais que o registrado em dezembro.

Ambos continuam abaixo dos 50 pontos, mas estão acima do registrado nos meses de janeiro de 2015 e 2016, destaca a Sondagem Industrial, divulgada nesta segunda-feira (20/1) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando estão abaixo de 50 indicam queda na produção e no emprego e quanto menores os índices maior e mais disseminada é a retração.

A ociosidade no setor continua alta. O nível de utilização da capacidade instalada ficou estável em 63% em janeiro, cinco pontos percentuais abaixo da média para o mês entre 2011 e 2016. O indicador de estoques efetivos em relação ao planejado ficou em 49,9 pontos em janeiro, praticamente sobre a linha divisória dos 50. Isso significa que os estoques estão ajustados aos planos dos empresários.

As expectativas em relação à demanda e às exportações são positivas. Os indicadores de perspectivas em relação à demanda e às exportações ficaram acima dos 50 pontos em fevereiro, mostrando que os empresários esperam o aumento do consumo e das vendas externas nos próximos seis meses.

Mas as previsões sobre a compra de matérias-primas e o emprego são negativas. O indicador de expectativa de número de empregados caiu de 46,4 pontos em janeiro para 45,4 em fevereiro, indicando que a previsão é de mais demissões nos próximos seis meses.

Investimentos
Outro sinal positivo foi o aumento do índice de intenção de investimentos, que subiu para 46,9 pontos em fevereiro, ou 1,6 acima do registrado em janeiro. “O índice de fevereiro é o maior registrado desde abril de 2015”, observa a CNI. “Na comparação anual, com fevereiro de 2016, o índice apresentou crescimento de 7,1 pontos”, informa a pesquisa.

Esta edição da Sondagem Industrial foi feita de 1º a 13 de fevereiro com 2.462 empresas em todo o país. Dessas, 1.026 são pequenas, 871 são médias e 565 são de grande porte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?