metropoles.com

Risco de apagão: consumo de energia supera patamar pré-pandemia

Em junho, o consumo total do país cresceu 12,5% em relação ao mesmo período de 2020, com destaque para o setor industrial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Zain/Pexels
luz led lâmpada
1 de 1 luz led lâmpada - Foto: Zain/Pexels

Diante da queda no nível dos principais reservatórios do país, o consumo de energia elétrica aponta para uma direção contrária, e não para de aumentar. O percentual supera o patamar pré-pandemia, de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Em junho, o consumo total do país cresceu 12,5% em relação ao mesmo período de 2020, com destaque para o setor industrial, que apresentou expansão de 19,4%.

No ano, os dados ficam ainda mais alarmantes com o risco de desabastecimento. O uso da eletricidade em todo o país subiu 7,7%. Esse consumo é superior ao verificado em 2019, antes da pandemia.

O resultado é puxado pela retomada da atividade econômica com o avanço da vacinação contra a Covid-19. Se por um lado isso é bom, do outro pressiona o setor elétrico, apesar do governo negar a possibilidade de racionamento de energia.

Nesta semana, o nível dos reservatórios do sistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por 70% da capacidade de armazenamento do país, estava em 24,64%. Em junho, o porcentual era de 28,92%.

Pesquisa

De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 62% dos empresários brasileiros consideram que é provável ou certo que haverá racionamento ou restrições de fornecimento de energia ainda em 2021.

“Há uma preocupação clara com o risco de racionamento e do aumento do custo da energia. Isso pode ter impacto na retomada da produção do segmento industrial, num momento em que a indústria começa a recuperar a sua produtividade”, afirma o especialista em energia da CNI Roberto Wagner Pereira.

“Esperamos que as medidas que vêm sendo adotadas pelo governo surtam o efeito esperado, no sentido de minimizar o risco de racionamento e evitar aumento de custo, para que a indústria consiga se recuperar prontamente dos enormes impactos gerados pela pandemia”, acrescenta o especialista.

O governo pretende iniciar em 1º de setembro um programa para incentivar indústrias e consumidores residenciais a economizarem energia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?