metropoles.com

Relator fará ajustes em regra de professoras e manterá CSLL aos bancos

Samuel Moreira (PSDB-SP) vai apresentar o voto complementar em sessão da Comissão Especial nesta terça-feira (02/07/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Câmara
Samuel Moreira
1 de 1 Samuel Moreira - Foto: Agência Câmara

O relator da proposta de reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), deverá fazer ajustes pequenos no voto complementar ao parecer já apresentado na Comissão Especial. Fontes a par das negociações informaram que não haverá mudança drástica no parecer. O relator fará ajuste na regra de aposentadoria de professoras, mas as fontes garantem que a mudança não terá grande impacto fiscal. A equipe econômica, porém, era contrária a essa alteração.

Moreia vai manter a taxação de 20% da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos e poupar a B3. A inclusão da bolsa no parecer foi considerada um erro que será agora corrigido. Já a alíquota da CSLL para as cooperativas deverá cair de 20% para 17% no voto complementar.

No novo texto, o relator manterá o fim dos repasses obrigatórios do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) ao BNDES, mas dará prazo de 10 anos para que a mudança seja feita de forma gradual. Samuel Moreira insiste na necessidade do que vem chamando de “desmamar” o BNDES dos recursos do FAT.

O relator não deve retirar do parecer o fim da isenção das exportações. A medida consta da proposta original, mas há uma forte pressão da bancada ruralista para a manutenção das isenções, que tem custo de R$ 8 bilhões por ano.

Apesar da reunião nesta terça-feira (02/07/2019) com governadores em Brasília, a inclusão dos estados e municípios no texto da reforma é considerada “quase um milagre” por fontes ouvidas pela reportagem. Os governadores querem a inclusão automática e não concordam que haja a necessidade de aprovação de um projeto de lei pelas suas assembleias.

O relator apresentará o voto complementar em sessão da Comissão Especial nesta terça-feira (02/07/2019). Mas não está garantido que a votação comece no mesmo dia. Algumas lideranças dos partidos do chamado “Centrão” continuam querendo empurrar a votação para depois do recesso parlamentar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?