metropoles.com

Relator do Imposto de Renda avisa que tributação de lucros e dividendos está “fora”

A proposta é uma das mais defendidas pela equipe econômica, principalmente pelo ministro Paulo Guedes (Economia)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Agência Senado
Angelo Coronel_senador
1 de 1 Angelo Coronel_senador - Foto: Agência Senado

O senador Angelo Coronel (PSD-BA), relator da reforma do Imposto de Renda no Senado, afirmou que vai retirar a tributação de lucros e dividendos do texto. A proposta é uma das mais defendidas pela equipe econômica, principalmente pelo ministro Paulo Guedes (Economia), que já declarou diversas vezes não abrir mão do trecho.

A fala ocorreu durante uma reunião com associados do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) transmitida ao vivo pelo YouTube nessa segunda-feira (18/10).

“Tributação de lucros e dividendos? Isso aí está fora, jamais”, afirmou o senador. Segundo ele, a medida é perigosa porque causaria “o maior contencioso tributário da história”, uma vez que as empresas recorreriam à Justiça.

O senador também avaliou que o projeto é uma “peça eleitoreira” e que não dará andamento ao texto com “pressa”.

“Não vai contar com a minha caneta para assinar um relatório nos moldes do que veio da Câmara. Já falei com [o presidente da Câmara dos Deputados] Arthur Lira, com [o líder do governo no Senado] Fernando Bezerra. Não dá para falar de relatório sobre pressão e com a pressa que eles querem”, destacou.

O relator também aproveitou o evento para criticar a proposta da equipe econômica. “Nunca vi uma peça tão ruim em toda minha vida pública. Só o ministro da Economia [Paulo Guedes] elogiou”, opinou.

O chefe da pasta econômica queria que a taxação de lucros e dividendos fosse de 20%. Empresários, no entanto, afirmaram que a alteração aumentaria impostos e afastará investimentos. No caso das companhias de categoria de lucro real, a alíquota subiria de 34% para 43%.

O Plenário da Câmara aprovou, então, uma redução de 20% para 15%. O destaque foi aprovado com 319 votos contra 140, e duas abstenções.

 

 

 

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?