metropoles.com

Relator diz que não há fatiamento da reforma tributária

“Esse é um debate que não deve ter vaidade ou protagonismo de quem quer que seja”, afirmou o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Aguinaldo Ribeiro – PP
1 de 1 Aguinaldo Ribeiro – PP - Foto: Divulgação

A Comissão Mista da Reforma Tributária se reuniu nesta quarta-feira (12/5) para analisar a versão final do relatório do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Na ocasião, o parlamentar negou que há fatiamento da reforma e, sim, ampla discussão de diferentes temas.

“Defendemos a reforma ampla. Muito se tem falado de fatiamento, mas é bom que os parlamentares tomem ciência que o que está sendo proposto não é fatiamento, pois são temas diferentes”, explicou.

Ele também disse que a proposta trata-se da tributação sobre o consumo e que esse é o maior problema tributário do país devido a sua alta complexidade.

“Esse é um debate que não deve ter vaidade ou protagonismo de quem quer que seja”, disse. “Precisa de espírito público e grandeza”, afirmou.

O relatório

O assunto norteador do relatório é a substituição de tributos como PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). O relator também sugeriu a criação do Imposto Seletivo como forma de complementação ao IBS.

“Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão progressivos, graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte”, informa o documento.

Além disso, o relator define por meio do relatório regimes diferenciados, prazos de transição, legislação unificada, princípio da não cumulatividade, Zona Franca de Manaus e compras governamentais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?