metropoles.com

Relator da comissão especial: “Reforma precisa ter uma idade mínima”

Samuel Moreira mostrou preocupação com a integralidade e paridade na nova Previdência: “Precisamos corrigir todo o sistema”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Samuel Moreira
1 de 1 Samuel Moreira - Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O relator da comissão especial da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), defendeu que seja definida uma idade mínima para que os trabalhadores possam se aposentar.

Após se reunir com o presidente da comissão, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), o relator concedeu uma entrevista coletiva nesta terça-feira (30/04/2019), durante a qual reafirmou a necessidade de um sistema que “nos abrigue na terceira idade”.

“Nós vamos ficar idosos. Então, temos que nos preparar e ter um sistema que nos abrigue na terceira idade. Esse é o sistema da Previdência. Então, precisa ter uma idade mínima, não é para qualquer um”, disse Moreira.

Integralidade e paridade
Na coletiva, o relator falou sobre a aposentadoria no valor do último salário – integralidade – e o reajuste para os inativos igual ao dos ativos – paridade.

“Previdência é um seguro contra a perda da capacidade laboral. A gente perde a capacidade de trabalhar na velhice. Então, nós temos que ter um seguro, não é uma repetição do salário da ativa necessariamente”, afirmou. “Para aqueles que ganham menos, sim, porque já ganham um salário mínimo, dois salários mínimos, mas para aqueles que ganham R$ 20 mil, R$ 30 mil, não pode ter essa integralidade, esta paridade do inativo para o ativo. Isso não é bom para nós”, completou.

O relator ponderou que alguns servidores que hoje têm direito à integralidade já estão muito perto de se aposentarem, mas que alguns poderão sair só daqui a “30 anos” – e com direito a se aposentarem com o salário integral. “Nós precisamos corrigir todo esse sistema”, afirmou Moreira.

Segundo a proposta da nova reforma enviada ao Congresso pelo governo federal, os servidores que entraram no serviço público até 2003 só terão direito à aposentadoria com o último salário e reajustes iguais aos da ativa caso cumpram as idades mínimas de 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?