metropoles.com

Reforma tributária pode impactar no SUS, diz associação

Segundo a Abimed, o novo texto altera dispositivos que garantem benefícios fiscais e isenções para o setor de equipamentos médicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
Paulo Guedes entrega reforma tributária a Arthur Lira
1 de 1 Paulo Guedes entrega reforma tributária a Arthur Lira - Foto: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Além de governadores, da Indústria e de grandes empresários já terem declarado insatisfação com a reforma do Imposto de Renda, outra instituição aparece agora para reforçar o coro contra a proposta do relator Celso Sabino (PSDB/PA), a Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed).

Ao Metrópoles, a Abimed afirma que o novo texto altera dispositivos que garantem benefícios fiscais e isenções para o setor de equipamentos e dispositivos médicos, medicamentos, produtos químicos e farmacêuticos, podendo afetar o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Caso a proposta seja aprovada na forma e conteúdo que se apresenta, afetará negativamente toda a cadeia de saúde, impactando indústria, comércio e serviços de saúde e, principalmente, os pacientes, seja do Sistema Único de Saúde (SUS) ou do sistema privado em meio a uma pandemia”, afirma a associação.

Uma análise preliminar feita pela LCA Consultoria entre as associadas da Abimed indica que, de modo geral, para fabricação e importação de seus produtos, por exemplo, a carga tributária passaria de 26,9% para 34,1%, um aumento de 7,2 pontos percentuais.

“É algo que vai além do acréscimo de tributação. Isso tende a agravar, na ponta, a pressão sobre o SUS, além de onerar o cidadão que faz uso de planos de saúde e paga por serviços de saúde de forma direta. Do jeito que está projetada a Reforma, coloca o setor de saúde na UTI”, diz o presidente executivo da Abimed, Fernando Silveira Filho.

Segundo ele, a Abimed defende uma Reforma ampla. O fatiamento da proposta “não resolve o cerne da questão que reside no ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, uma das maiores fontes de burocracia e distorções em nosso sistema tributário”, pondera.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?