metropoles.com

Receita vai divulgar nomes de investigados por lavagem de dinheiro

As informações serão apuradas mensalmente e incluídas em lista a ser publicada até o dia 10 do mês seguinte

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Estadão
receita
1 de 1 receita - Foto: Arquivo/Estadão

A Receita Federal começará a publicar na internet o nome de pessoas investigadas que tiveram representação aberta para o início de uma ação penal. Nesses casos, o material é encaminhado ao Ministério Público Federal para que seja iniciado um processo na Justiça por crimes como: sonegação, contrabando ou descaminho, falsidade de títulos ou documentos públicos, lavagem de dinheiro, ocultação de bens e até improbidade administrativa. Os dados serão revelados apenas depois da representação feita e não no início da investigações. São informações do jornal O Globo.

Uma portaria foi publicada nessa quarta-feira (14/11) no Diário Oficial da União para permitir que isso seja feito. Em nota, a Secretaria da Receita Federal argumentou que o Código Tributário Nacional (CTN) não proíbe a divulgação de informações das representações. E usa também a Lei de Acesso à Informação como motivo para a medida. “Trata-se da afirmação da transparência fiscal”, conclui a Receita.

De acordo com a Secretaria, as informações serão apuradas mensalmente e incluídas em lista a ser divulgada até o dia 10 do mês seguinte. O dado será excluído se o contribuinte acertar as contas com o Leão ou provar que não é responsável pelo ilícito. Há também uma terceira possibilidade de sair dessa lista: uma determinação judicial.

Além de permitir divulgar o nome das pessoas na internet, outra novidade da portaria é a possibilidade de fazer uma representação por ato de improbidade administrativa. Esse processo também deve ser encaminhado ao MPF ou ao MP estadual e ao tribunal de contas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?