Receita paga restituição do 1º lote do Imposto de Renda 2020 nesta sexta
O prazo para entrega da declaração deste ano foi prorrogado até 30 de junho devido à pandemia do novo coronavírus
atualizado
Compartilhar notícia
A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (29/05), o primeiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020. Ao todo, serão creditados R$ 2 bilhões a 901.077 contribuintes.
Na última sexta-feira (22/05), a Receita liberou a consulta ao primeiro lote de restituição. Para saber se você terá acesso ao crédito, basta acessar o site do órgão ou ligar para o telefone 146.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
Apesar de ter adiado o prazo de entrega da declaração até 30 de junho devido à pandemia do novo coronavírus, a Receita manteve o calendário de restituição, que foi antecipado neste ano.
Veja abaixo o calendário de restituições em 2020:
-
- 1º lote: 29 de maio de 2020
- 2º lote: 30 de junho de 2020
- 3º lote: 31 de julho de 2020
- 4º lote: 31 de agosto de 2020
- 5º lote: 30 de setembro de 2020
Esta é a primeira vez, segundo a Receita, que as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer o requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.