Receita libera consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda
O pagamento começa a ser feito na próxima sexta-feira (29/05). Calendário vai até setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A Receita Federal libera, a partir das 9h desta sexta-feira (22/05), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) deste ano.
Apesar de ter adiado o prazo de entrega da declaração devido à pandemia do novo coronavírus, a Receita manteve o calendário de restituição. O pagamento do primeiro lote está previsto para a próxima sexta-feira (29/05).
Neste ano, o órgão decidiu antecipar o pagamento da restituição. Em 2019, por exemplo, o primeiro grupo de contribuintes recebeu no dia 17 de junho.
Veja abaixo o calendário de restituições em 2020:
-
- 1º lote: 29 de maio de 2020
- 2º lote: 30 de junho de 2020
- 3º lote: 31 de julho de 2020
- 4º lote: 31 de agosto de 2020
- 5º lote: 30 de setembro de 2020
Esta é a primeira vez, segundo a Receita, que as restituições começam a ser pagas ainda durante o prazo de transmissão das declarações.
Como consultar
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet (acesse aqui).
Na consulta à página da Receita, serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Nessa hipótese, o contribuinte pode avaliá-las e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF.
Com a plataforma será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do Imposto de Renda e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá fazer o requerimento por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
A Receita Federal recebeu até agora 14,7 milhões de um total de 32 milhões de declarações previstas.