metropoles.com

Receita: emissão de CPF e restituição do IR correm risco de parar

Sistemas que realizam esses serviços serão desligados, “em sua integralidade”, já a partir do próximo domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
MARCIO FERNANDES/AE
SAO PAULO/SP 11/04/2006 – 17:00 H – LUANA / CPF – OPINIAO JT – Cartao de CPF para materia sobre numero de CPF que foi duplicado.
1 de 1 SAO PAULO/SP 11/04/2006 – 17:00 H – LUANA / CPF – OPINIAO JT – Cartao de CPF para materia sobre numero de CPF que foi duplicado. - Foto: MARCIO FERNANDES/AE

Serviços da Receita Federal como emissão de CPF e restituição do Imposto de Renda podem parar a partir de semana que vem por causa de cortes no Orçamento. Segundo um comunicado interno ao qual o jornal O Globo teve acesso, os sistemas que realizam esses serviços serão desligados, “em sua integralidade”, já a partir do próximo domingo (25/08/2019).

Desde o início do ano, o governo segurou mais de R$ 33 bilhões em gastos. O contingenciamento foi necessário porque, com a economia fraca, a arrecadação de impostos e contribuições ficou abaixo do inicialmente projetado. No Ministério da Economia, pasta responsável pela Receita, os cortes acumulam R$ 4,4 bilhões, desde o início do ano.

Além da emissão de CPF e restituição de IR, o Fisco terá que suspender o envio de cartas de cobrança aos devedores e paralisar as operações de comércio exterior, diz o comunicado interno. A disponibilização de recursos para fundos de participação de estados e municípios também está comprometida.

Sem autonomia
A falta de autonomia orçamentária é um dos pontos que levam parte do corpo técnico da Receita a apoiar a ideia de transformar o Fisco em uma autarquia.

Essa ideia, no entanto, que seria também uma resposta à crise política desencadeada por pressões sobre os auditores, perdeu força após a troca do subsecretário-geral da Receita, João Paulo Fachada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?