metropoles.com

Produção industrial sofre 3ª queda consecutiva, mas acumula alta no ano

Em relação a agosto de 2020, também houve queda de 0,7%, interrompendo 11 meses seguidos de taxas positivas nessa base de comparação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Élcio Paraíso/CNI
Funcionário trabalhando em fácrica
1 de 1 Funcionário trabalhando em fácrica - Foto: Élcio Paraíso/CNI

A produção industrial brasileira amargou a terceira queda consecutiva no ano. Em agosto, a retração chegou a 0,7% na comparação com julho. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (5/10).

No ano, porém, o setor ainda acumula alta de 9,2%. Em 12 meses, a produção industrial tem avanço de 7,2%, intensificando o crescimento de julho (7%) e mantendo trajetória de recuperação, ainda que em ritmo mais lento.

Segundo análise do instituto, a pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, é a principal causa para o resultado negativo dos últimos três meses.

“Com o resultado de agosto, a indústria fica 2,9% abaixo do patamar de fevereiro do ano passado, no cenário pré-pandemia, e 19,1% abaixo do nível recorde, registrado em maio de 2011”, informou o IBGE,  em comunicado.

A mediana das estimativas de 28 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, era de queda de 0,4%. As projeções iam de recuo de 1,2% a alta de 1%.

Indústria de transformação

A indústria de transformação também está sofrendo com os efeitos da pandemia. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que, em agosto deste ano, o faturamento da indústria de transformação e as horas trabalhadas na produção sofreram queda, com retração acumulada de 6,4% e 4,7% de janeiro a agosto, respectivamente.

O emprego, que apresenta crescimentos mensais desde agosto do ano passado, registrou crescimento de 0,1% no mesmo mês de 2021, na comparação com julho. O crescimento acumulado de janeiro a agosto de 2021 é de 3,8%.

A utilização da capacidade instalada continua elevada, acima de 80%. Esse é o sexto mês em que isso ocorre, algo observado pela última vez em 2014.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?