Produção industrial no Brasil cai 0,7% em fevereiro, após nove altas
Retração interrompeu uma série de recuperação, em que o setor crescia 41,9%. No acumulado de 12 meses, porém, recuo é de 4,2%
atualizado
Compartilhar notícia
A indústria brasileira registrou em fevereiro uma queda de 0,7% na produção ante ao mês anterior, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1/4). A retração interrompeu uma série de nove altas consecutivas, em que o setor crescia 41,9%.
Da mesma forma, no acumulado de 12 meses, a indústria apresenta recuo de 4,2%. O resultado negativo se deu puxado pelas indústrias de bens de capital (-1,5%) e de bens de consumo (-1,1%). No sentido oposto, bens intermediários tiveram alta de 0,6%.
As atividades que mais influenciaram o tombo na produção em fevereiro foram veículos automotores, reboques e carrocerias (-7,2%) e indústrias extrativas (-4,7%). Ao todo, 14 atividades industriais tiveram retração no mês passado.
Por outro lado, 12 atividades registraram expansão na produção, com destaque para produtos químicos (3,3%) e máquinas e equipamentos (2,8%).