metropoles.com

Produção industrial cai 0,6% em agosto, aponta IBGE

No acumulado de oito meses, a indústria recuou 1,3%, Já em 12 meses, a queda chega a 2,7%. Em julho, avanço foi de 0,6%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Female industrial engineers using virtual analysis data of power plant station project on network metaverse.
1 de 1 Female industrial engineers using virtual analysis data of power plant station project on network metaverse. - Foto: null

A produção industrial brasileira caiu 0,6% na passagem de julho para agosto, eliminando o avanço de 0,6% que havia sido registrado no mês anterior. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quarta-feira (5/10). Entretanto, na comparação com agosto do ano anterior, houve um crescimento de 2,8%.

Com esse resultado, o setor ainda se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 17,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, de 2,7%.

Entre as atividades, que pesou no resultado do mês veio do setor de produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-4,2%), que voltou a recuar após crescer 1,8% no mês anterior.

O resultado também foi puxado pelas indústrias de produtos alimentícios (-2,6%), interrompendo três meses seguidos de alta, período em que acumulou crescimento de 6,0%, e indústrias extrativas (-3,6%), que elimina assim parte do avanço de 4,6% acumulado em junho e julho.

Entre as 18 atividades com expansão na produção, veículos automotores, reboques e carrocerias (10,8%), máquinas e equipamentos (12,4%) e outros produtos químicos (9,4%) exerceram os principais impactos. Segundo o gerente da pesquisa, essas atividades tiveram quedas no mês passado e estão fazendo agora uma compensação desses recuos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?