Produção industrial avança 0,6% e registra melhor abril desde 2013
No entanto, quando comparado com o mesmo período de 2016, o total aponta recuo de 4,5% neste ano
atualizado
Compartilhar notícia
A produção industrial brasileira fechou abril com crescimento de 0,6% ante março. É o melhor resultado desde abril de 2013, quando a pesquisa registrou 0,9%. No entanto, o índice acumulado nos primeiros quatro meses do ano é negativo: – 0,7%. Além disso, quando comparado com o mesmo período de 2016, o total da indústria apontou recuo de 4,5% em abril.
O índice, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representa a queda mais intensa nesta base de comparação desde os -7,5% de outubro do ano passado.
Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal — Produção Física Brasil (PIM-PF), divulgados nesta sexta-feira (2/6), no Rio de Janeiro. O levantamento indica que a alta de abril, na série livre de influências sazonais, elimina parte da queda de 1,3% verificada em março.
Com o recuo de 3,6% em abril de 2017, a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, prosseguiu com a redução no ritmo de queda iniciada em junho do ano passado, quando a retração foi de 9,7%.O crescimento de 0,6% anotado entre março e abril deste ano reflete, segundo o IBGE, expansão em três das quatro grandes categorias econômicas e em 13 dos 24 ramos da indústria pesquisados.