metropoles.com

Previdência: contribuição de militares será maior e por mais tempo

Uma proposta específica para essa carreira está em elaboração e será enviada ao Congresso Nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
WhatsApp Image 2018-12-31 at 09.38.41
1 de 1 WhatsApp Image 2018-12-31 at 09.38.41 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em 30 dias, a equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro (PSL) pretende apresentar o projeto de lei que altera as regras da Previdência para os militares. Para essa carreira, as normas serão modificadas fora da PEC apresentada nesta quarta-feira (20/2).

O secretário de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, adiantou alguns pontos da proposta. Entre as principais alterações, estão o aumento do tempo de contribuição de 30 para 35 anos e o incremento da alíquota de pagamento de 7,5% para 10%.

As pensões também serão revistas. Atualmente, não é cobrado nenhum tributo sobre esse benefício. A ideia da equipe econômica é reter uma parcela de 10,5% para o fundo previdenciário.

Marinho disse que a conclusão do projeto faz parte de um apanhado de estudos e propostas que tanto a gestão de Bolsonaro e quanto de presidentes anteriores. Apesar de serem muito influentes neste governo, não houve interferência no processo, segundo o secretário. “Não foi uma proposta deles [militares] para o governo. Faremos o que for preciso para o sistema ser sustentável”, explicou.

Entretanto, o secretário não comentou se a proposta específica para os militares vai tramitar com a mesma velocidade do texto que propõe a reforma das mudanças gerais. “O esforço do governo será o mesmo”, resumiu.

O secretário de Previdência, Leonardo Rolim, aposta no endurecimento das regras para se ter um regime mais justo entre militares e demais beneficiários. “As regras do servidor público, dos militares e dos mais ricos são mais benevolentes. Isso vai mudar. Quem tem mais benefícios terá de pagar mais”, finalizou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?