metropoles.com

“Prévia do PIB” indica que economia brasileira cresceu 4,5% em 2021

Se o resultado for confirmado, o país terá registrado recuperação após o forte tombo de 4,1% em 2020, causado pela pandemia de Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Fotografia colorida de homem em frente à tela de computador olhando para ações na bolsa de valores
1 de 1 Fotografia colorida de homem em frente à tela de computador olhando para ações na bolsa de valores - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O Banco Central divulgou, nesta sexta-feira (11/2), que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), aponta para um crescimento da economia brasileira de 4,5% em 2021.

O resultado oficial do PIB será divulgado somente no dia 4 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se a prévia for confirmada, o Brasil terá registrado recuperação após o forte tombo de 4,1% em 2020, causado pela pandemia da Covid-19. A queda foi a maior desde o início da série histórica, em 1996.

Enquanto o mercado financeiro vê um aumento de 4,1%, a equipe econômica do governo é ainda mais otimista. De acordo com o ministro Paulo Guedes (Economia), a expansão deve ser de 5,1%. Ele já repetiu, inclusive, em diversos discursos, de que as previsões do mercado estariam “erradas”.

Apesar da confiança do ministro, a economia tem sido fortemente impactada pela disparada da inflação. No ano passado, a alta dos preços ultrapassou os dois dígitos pela primeira vez desde 2015, chegando a 10,75% ao ano em fevereiro.

De acordo com o IBC-BR, no último trimestre de 2021, o indicador ficou estagnado, ao fechar em 0,01%, o que mostra que a economia desacelerou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?