Prévia do PIB brasileiro indica alta de 0,12% no 2º trimestre
Os números oficiais do PIB serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A prévia do Produto Interno Bruto (PIB), conhecida como Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, foi divulgada nesta sexta-feira (13/8) e registrou aumento de 0,12% no segundo trimestre, em comparação com igual período de 2020. O resultado indica relativa estabilidade.
No primeiro trimestre deste ano, o aumento foi de 1,63%. Os números oficiais do PIB serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de setembro. O Produto Interno Bruto indica a evolução da economia, ao monitorar a soma de todos os bens e serviços produzidos pelo país.
O economista-chefe da Nécton Investimentos, André Perfeito, afirmou em comunicado que “o resultado melhor tem a ver com a reabertura da economia em parte, o que fez (o setor de) Serviços performar melhor com a maior circulação de pessoas e abertura do comércio”, avaliou.
Na semana passada, economistas de diversas instituições financeiras projetaram uma alta de 5,3% para o resultado do PIB em 2021. O governo também aposta nessa previsão. Entretanto, para o Banco Central, a economia crescerá apenas 4,6%.
No ano passado, devido ao atraso da vacinação em massa contra a pandemia da Covid-19, o PIB tombou 4,1%, registrando a maior contração desde o início da série histórica atual do IBGE, iniciada em 1996.