metropoles.com

Prévia do PIB aponta que economia brasileira cresceu 1,17% em julho

Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (15/9), mostrou expansão da economia brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Felipe Menezes/Metrópoles
Homem caminha em frente a entrada do prédio do Banco Central em Brasília
1 de 1 Homem caminha em frente a entrada do prédio do Banco Central em Brasília - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR) do Banco Central, considerado uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), mostrou avanço de 1,17% na economia brasileira em julho, na comparação com o mês anterior.

Com a melhora, o indicador iniciou o segundo semestre de 2022 em alta. O resultado foi calculado após ajuste sazonal, um tipo de compensação para comparar períodos diferentes. Na comparação com julho do ano passado, o IBC-BR registrou uma expansão de 3,87%.

O PIB oficial é calculado pelo IBGE a partir da soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil e serve para medir o avanço ou a decaída da economia. No primeiro trimestre deste ano, a economia brasileira cresceu 1,2%. Mesmo com o avanço, a expansão foi menor que a do ano passado, que registrou um aumento de 4,6% no mesmo período.

Por outro lado, o IBC-BR é uma tentativa do Banco Central prever o resultado final do PIB. O indicador é uma das ferramentas utilizadas pela instituições para definir a taxa básica de juros do país. Por exemplo, com o crescimento da economia a pressão inflacionária tende a ser menor.

Parcial do ano

No acumulado de janeiro a julho de 2022, o Banco Central indica, por meio do IBC-BR, que a economia brasileira registrou uma expansão de 2,52%, mesmo sem ajuste sazonal. Em 12 meses, de julho do ano passado a julho deste ano, o indicador apresentou um crescimento de 2,09%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?