Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump faz ameaças ao Brasil
“Nós não queremos ninguém nos tarifando”, disse o presidente dos EUA ao elogiar a boa relação que tem com Jair Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nessa segunda-feira (12/8) a possibilidade de tarifar produtos brasileiros caso o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) volte a taxar o etanol americano.
Ao elogiar a boa relação que tem com o presidente Jair Bolsonaro, Trump ressaltou que, se o Brasil impuser tarifas, os Estados Unidos vão realizar a mesma medida. O presidente norte-americano recorreu à política de reciprocidade como justificativa.
“Nós não queremos ninguém nos tarifando, embora eu tenha uma relação muito boa com o presidente Bolsonaro. No que se refere ao Brasil, se eles impõem tarifas, nós temos de ter uma equalização de tarifas”, disse, em coletiva.
Em setembro, o governo brasileiro decidiu aumentar a quantidade de litros de etanol americano que pode ser importada com a tarifa zerada. A medida tem validade no próximo dia 31 de agosto. Fora disso, a alíquota é de 20%.
“Vamos apresentar algo que tenha a ver com tarifas, e com justiça. Porque muitos países, por muitos anos, têm nos cobrado tarifas para fazer negócios, e nós não cobramos deles [Brasil]. E isso se chama reciprocidade, se chama tarifas recíprocas, e talvez você veja algo sobre isso muito em breve”, prosseguiu.
Confira, a seguir, a íntegra da coletiva de imprensa, realizada na noite dessa segunda-feira na Casa Branca. A fala de Trump sobre a taxação de produtos brasileiros pode ser acompanhada a partir do minuto 47’50”:
LIVE: President @realDonaldTrump holds a news conference https://t.co/q1rxBdvHGv
— The White House (@WhiteHouse) August 10, 2020