metropoles.com

Presidente do BNDES diz que auditoria é anterior ao seu mandato

Segundo Gustavo Montezano, relatório que esvaziou tese de corrupção no banco estava “90% concluído” quando assumiu o cargo, no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Gustavo Montezano
1 de 1 Gustavo Montezano - Foto: Divulgação

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, afirmou nesta quarta-feira (22/01/2020) que 90% da auditoria de R$ 48 milhões que não apontou evidências claras de corrupção na instituição já estava concluída quando assumiu e não foi contratada pela atual gestão. A declaração foi dada ao jornal O Estado de S. Paulo em Davos, na Suíça, onde ele está para o Fórum Econômico Mundial.

Montezano comanda o banco desde julho de 2019 e, para ele, o valor pago pelo banco representa, sim, uma “grande quantia de dinheiro”, mas ressalvou que “auditorias são caras mesmo”. O contrato foi feito com a Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP.

Quando foi firmado, ainda na gestão de Dilma Rousseff (PT), o contrato tinha como foco apenas a prestação de consultoria na área internacional. Três anos depois, na administração de Michel Temer (MDB), quando venceria, foi prorrogado por 30 meses para “abrir a caixa-preta” das operações do BNDES com a JBS, o Bertin e a Eldorado Celulose, no período de 2005 a 2018.

O atual presidente descartou ainda a realização de uma “auditoria da auditoria”: “A nossa função como executivo é trabalhar para que o banco recupere sua reputação, certificar que supervisores tenham acesso à informação e informar a população com informações corretas. Não somos juízes nem políticos. Nossa abordagem é técnica e executiva para recuperar imagem do banco”.

A respeito do comentário do ex-diretor do BNDES Carlos Thadeu de Freitas de que o banco deveria pedir desculpas aos funcionários, nos moldes do que fez a Petrobras, ele afirmou que a analogia com a petrolífera é “perigosa”. “Lá, houve provas de crime, pessoas confessaram. O BNDES está na ponta oposta. Nada foi provado contra ninguém”, opinou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?