metropoles.com

Prepare o bolso: Petrobras aumentou em R$ 0,07 o litro da gasolina

Reajuste vale a partir da 0h desta terça-feira para distribuidoras e é o maior dos últimos 6 meses. Postos poderão cobrar mais do consumidor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JP Rodrigues / Especial para o Metrópoles
Preço da gasolina no DF 7
1 de 1 Preço da gasolina no DF 7 - Foto: JP Rodrigues / Especial para o Metrópoles

A Petrobras anunciou, na noite desta segunda-feira (29/04/2019), um aumento médio de R$ 0,07 por litro de gasolina às distribuidoras. Com os novos valores, que passam a valer a partir da meia-noite desta terça-feira (30/04/2019), o combustível atingirá o maior preço dos últimos seis meses. O litro do diesel não sofrerá aumento.

O preço final ao consumidor atende às leis de mercado e não depende da Petrobras, podendo ficar acima ou abaixo do aumento nas refinarias. Sobre o valor pago pelos motoristas nas bombas, incidem tributos estaduais e municipais, além do valor da mão de obra, custos de operação e margem de lucro de cada distribuidora e de cada posto de combustível.

“Nossa política de preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras tem como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias, por exemplo”, detalhou a estatal, em nota. “A paridade é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos”, completou.

Segundo a companhia, a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos nos postos. São os combustíveis tipo A: gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel sem adição de biodiesel. “Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo A misturados a biocombustíveis”, explicou a Petrobras.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?