Prepare o bolso: mercado prevê inflação mais alta neste ano
Os economistas estimam que o IPCA aumentará de 3,43% para 3,5% neste ano, de acordo com projeção do mercado
atualizado
Compartilhar notícia
O Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (25/1), pelo Banco Central, aponta uma alta nos preços calculados com base no IPCA. Os economistas estimam que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo aumentará de 3,43% para 3,5% neste ano, de acordo com projeção do mercado.
É a terceira semana seguida que o mercado indica uma previsão de alta. O número está cada vez mais próximo do centro da meta de 3,75%.
Na prática, significa que o custo das famílias ficará mais alto. O índice identifica uma variação nos preços do comércio. Quando a conta do mercado fica mais cara, por exemplo, o IPCA sobe.
Os economistas também preveem alta nos juros básicos deste ano. Pelas projeções apontadas no boletim Focus, o mercado considera que a taxa Selic vai subir de 3,25% para 3,5% até o fim de 2021.
Até a decisão na semana passada do Banco Central de manter a Selic em 2% e acabar com a Foward Guidance (prescrição futura), a maioria dos especialistas dizia acreditar que ela terminaria o ano em 3,25%.
Os economistas também alteraram pela terceira vez consecutiva a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB), de 3,45% para 3,49%.