metropoles.com

Preço da gasolina cai e inflação recua para 0,31% em abril

Inflação do mês foi puxada, principalmente, por reajuste de medicamentos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,31% em abril, informou, nesta terça-feira (11/5), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na prática, isso significa que os preços subiram no último mês, mas menos do que se comparado a março, quando a inflação foi de 0,93%.

O índice acumula alta de 2,37% no ano e de 6,76% nos últimos 12 meses — com isso, segue acima do teto da meta da inflação estabelecido pelo Banco Central (BC), ultrapassado em março.

O IPCA de abril foi pressionado sobretudo pela alta nos preços dos produtos farmacêuticos. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) autorizou, a partir de 1º de abril, que os remédios sejam reajustados em até 10,08%.

A maior variação nos produtos farmacêuticos, segundo o IBGE, veio dos remédios anti-infecciosos e antibióticos (5,20%).

3 imagens
Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980 para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico
1 de 3

Myke Sena/Esp. Metrópoles
2 de 3

Os medicamentos antirretrovirais (ARV) surgiram na década de 1980 para impedir a multiplicação do HIV no organismo. Esses medicamentos ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 3

Hugo Barreto/Metrópoles

“Além disso, houve alta também nos produtos de higiene pessoal (0,99%), como perfumes (3,67%), artigos de maquiagem (3,07%), papel higiênico (2,90%) e produtos para cabelo (1,21%)”, completou o instituto.

Por outro lado, após 10 meses consecutivos de alta, a gasolina recuou 0,44% em abril. Mas a queda mais intensa no grupo veio do etanol (-4,93%). O grupo dos transportes variou -0,08% no mês.

“Houve uma sequência de reajustes entre fevereiro e março na gasolina. Mas no fim do mês houve duas reduções no preço desse produto nas refinarias. Isso acaba chegando ao consumidor final”, explica o gerente da pesquisa, Pedro Kislanov.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?