Poupar dinheiro é principal meta financeira do brasileiro em 2020
Pesquisa do SPC Brasil e da CNDL foi divulgada nesta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Guardar dinheiro é a principal meta financeira para 49% dos brasileiros em 2020. É o que revela pesquisa divulgada nesta quinta-feira (02/01/2019) pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Além disso, 30% planejam fazer uma viagem, 28% pretendem comprar ou reformar a casa e 27% querem tirar as finanças do vermelho.
A pesquisa mostra ainda que 68% realizaram ao menos um projeto traçado para 2019. A maioria (83%), contudo, não conseguiu concretizar alguma das metas planejadas.
Apenas 14,6% dos entrevistados conseguiram juntar dinheiro no ano passado, por exemplo. A porcentagem é maior entre homens e pessoas da classes A e B.
“As justificativas passam pelo fato de 46% acharem o preço das coisas muito alto, de 38% afirmarem que o dinheiro mal deu para pagar as contas mensais e 30% apontarem o surgimento de imprevistos, com gastos extras ligados à saúde, consertos na casa ou carro”, destaca a CNDL.
Além disso, 21% deixaram de alcançar as metas por perderem o emprego ou terem alguém de casa desempregado.
A pesquisa entrevistou 600 pessoas entre 25 de novembro e 4 de dezembro de 2019. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.