metropoles.com

Políticos eleitos terão regras mais rígidas com nova Previdência

Até o momento, aqueles com mandatos eletivos podem se aposentar com 60 anos de idade e 35 de contribuição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
A Marcha Nacional em Defesa da Democracia e Contra o Golpe – Brasília – DF 31/03/2016
1 de 1 A Marcha Nacional em Defesa da Democracia e Contra o Golpe – Brasília – DF 31/03/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Políticos com mandatos eletivos terão regras mais duras com a reforma da Previdência. As normas atuais, que permitem a aposentadoria com 60 anos de idade e 35 anos de contribuição com benefício de 1/35 do salário para cada ano como parlamentar, serão extintas.

A norma de transição ficará assim: idade mínima de 65 anos para homens e de 62 para mulheres, além do pagamento de 30% de “pedágio” do tempo de contribuição faltante.

Com isso, explicou o secretário de Previdência, Leonardo Rolim, os políticos deverão trabalhar mais e pagar valores maiores para o Seguro Social. “Isso aproxima o parlamentar das regras de toda a sociedade”, reforçou. Os novos eleitos estarão automaticamente no regime geral. As regras são válidas para deputados federais e senadores.

Apresentação
Uma equipe econômica apresenta o texto da reforma da Previdência desde a manhã desta quarta-feira (20/2), no Ministério da Economia. Os integrantes detalham os principais pontos para a imprensa.

Na manhã desta quarta, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), foi ao Congresso Nacional entregar o projeto aos parlamentares. Ele se reuniu por cerca de 20 minutos com Rodrigo Maia, (DEM-RJ), presidente da Câmara, e Davi Alcolumbre (DEM-AP), comandante do Senado.

Acompanharam o presidente os ministros da Economia, Paulo Guedes, e da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Eles evitaram declarações à imprensa tanto ao chegar quanto no momento de deixar o local.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?