metropoles.com

Plenário do Senado aprova projeto sobre cooperação entre BC e Cade

De acordo com o projeto, ambos os órgãos analisarão as operações no setor financeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
plenário durante a votação
1 de 1 plenário durante a votação - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Por unanimidade (47 votos), o plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (18/4), o projeto de lei que trata do acordo entre o Banco Central e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para a competência compartilhada da análise de atos de concentração envolvendo instituições financeiras. O projeto segue agora para a Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto – de autoria de Antonio Anastasia (PSDB-MG) e relatado por Gleisi Hoffmann (PT-PR) – ambos os órgãos analisarão as operações no setor financeiro. As autorizações do BC para fusões e aquisições devem respeitar as competências do Cade no tema. O mesmo vale para as operações de alienação ou transferência de controle acionário.

A proposta prevê que o BC decida previamente sobre os atos de concentração bancária, com um prazo de até 330 dias. Caso verificada a existência de risco sistêmico ou qualquer ameaça aos objetivos de política do Conselho Monetário Nacional (CMN), o Cade deverá se abster de realizar o controle de concentração sobre a operação.

Além disso, o projeto atribui ao Cade explícita competência para investigar e punir condutas anticoncorrenciais praticadas por instituições financeiras, como cartéis, acordos de exclusividade e discriminação de agentes econômicos.

Na semana passada, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o presidente do BC, Ilan Goldfajn, afirmou que a atuação coordenada entre ambas as autarquias visa conferir maiores racionalidade e eficiência aos procedimentos relacionados à defesa da concorrência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?